Alterações no Registro de Apuração do ICMS

Fiscal / Livros Fiscais / Cadastros / Registro de Apuração de ICMS

Efetuadas alterações na tela de Registro de Apuração do ICMS


A tela de registro de apuração de ICMS recebeu algumas alterações visando facilitar o trabalho do processo de apuração.

A partir de agora, para você processar uma apuração de ICMS, você deverá selecionar a lupa do campo de Ano para buscar as apurações que se encontram em aberto para serem processadas/fechadas.

Ao selecionar a apuração, observe que será apresentado o CNPJ da filial e o mês em aberto.

Este recurso permitirá que, se por acaso você tiver mais de um cadastro da mesma filial, que possua o mesmo CNPJ, os movimentos que foram lançados em códigos diferentes da filial mas para o mesmo CNPJ,  serão agrupados em uma mesma apuração de ICMS.

Os campos de Código da Obrigação e Código de Receita da GNRE foram alterados para serem selecionados de acordo com as tabelas utilizadas pelo SPED, sendo obrigatório as suas seleções.

Além disso foi disponibilizada uma aba para que você possa informar os dados referente as apurações de ICMS-ST para cada estado que possuir uma inscrição estadual.

Serão disponibilizados automaticamente no campo de estado, os estados que sua empresa possui inscrição estadual, e você deverá gerar um registro para cada estado.

Para FECHAR a apuração, você necessariamente precisará PROCESSAR a apuração primeiro, portanto, ao selecionar a apuração, clique no botão PROCESSAR, optando por emitir ou não os relatórios, e somente depois de processada, o botão FECHAR ficará disponibilizado para ser selecionado.

Importante, se você fechar a tela depois de processar, ao reentrar precisará processar novamente.

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *