Adequação para Desobrigação da DAPI: Lançamento de DIFAL como Débito Especial no SPED ICMS/IPI

A partir da versão 2.25.1.14217 do MaxManager, foi implementada a automação necessária para a geração correta dos ajustes de Diferencial de Alíquota (DIFAL) nas compras de material de uso e consumo de fora do estado, atendendo às novas exigências para a desobrigação da DAPI em Minas Gerais.

O que mudou: O sistema agora passa a registrar o valor do DIFAL na linha “017 – Débitos Especiais (Valores Recolhidos ou a Recolher Extra Apuração)” da Apuração do ICMS.

Impacto no SPED: Esta alteração garante que o DIFAL não seja compensado com créditos de ICMS (quando a apuração é credora), sendo corretamente lançado nos registros E111 e, agora, com a composição detalhada das notas fiscais no novo registro E113 do SPED Fiscal.

⚠️ Atenção: Para que o processo funcione automaticamente, é imprescindível configurar os Ajustes de ICMS por Observação do Livro na tela cadastro da filial, vinculando a observação utilizada no CFOP para o diferencial de alíquota.

Em caso de necessidade de informações adicionais, nossa equipe do suporte está disponível através dos seguintes canais:

💬Acesse em: https://community.maxmanager.com.br/2020/10/ficou-mais-facil-solicitar-suporte-pelo-nosso-chat.html atendimento direto para esclarecimento de dúvidas rápidas.

📌 Acesse em: https://community.maxmanager.com.br/2020/10/entrando-em-nossa-central-de-ajuda.html abertura de tickets ou tarefas para o Suporte Técnico na área Help Desk Novo.

Diretamente com o suporte
Triplos Tecnologia
📞 Telefone: +55 (16) 3371-1177
✉️ E-mail: suporte@triplos.com.br

🌐 https://triplos.com.br/

➡️ O Sistema ERP fácil de usar